RITUAL E CAMARINHAS
(O Borí de Caboclo) Cruzamento de Pai e Mãe de Santo
feito por Caboclo
O Bori de Caboclo é um
dos momentos máximos dos rituais de Umbanda porque se trata do assentamento
daquele que é responsável pela vida espiritual do ser humano. O Padrinho. Muitas pessoas inclusive sacerdotes umbandistas chegam a afirmar que
este é o maior assentamento da Umbanda, mas acreditamos que é por muito
entusiasmo e amor pelas Entidades que dirigem a Umbanda. Mas, ao se analisar
com mais calma, verificamos que nada pode ser maior do que o Assentamento do Pai e da Mãe espirituais
(Orixás), origem de todos os espíritos encarnados e desencarnados.
Segundo a mística
umbandista, a Vibração original deste ritual vem do Par Vibratório
Oxossi/Ossãe, (OSSÃE. Grande Orixá das ervas e das folhas , é considerado o senhor das matas.
Regente nas profissões de medicina, química, ciência) Quando de um ponto cósmico chamado
Arerê, sobre a proteção de um Arcanjo chamado Ismael, que confirma o poder
espiritual do padrinho espiritual e também do material na ausência dos pais
materiais.
O Fundamento Místico
desta camarinha e deste ritual é a valorização do momento em que o Padrinho
espiritual que se tornará, a partir deste ato sacramental, o responsável pela
vida espiritual do filho de fé, orientando-o e guiando-o pelo difícil caminho
da evolução que o espírito encarnado terá que enfrentar no aprendizado e
vivência da presente encarnação. É o Conselho, a vida
comunitária, o aprender a ouvir a opinião dos outros sem ter que impor a sua,
aprender a ponderar, a acreditar que a união faz a força e assim cada um poderá
ajudar o outro em situações difíceis. Assim surge a força da sobrevivência
tanto material como espiritual, do trabalho para atingir o progresso, e através
do progresso chegar até Deus. É neste instante que se desenvolve o conhecimento
do bem e do mal, onde o Padrinho ilumina
seu afilhado para que este enxergue o caminho do bem, e todos os buracos e
espinhos que terá que superar para atingir seus objetivos.
O Ritual (Síntese)
A Cerimônia básica desta
Camarinha consiste em: Preparação que envolve desde o assentamento do Templo, a
limpeza material e espiritual do Templo, escolha de sambas e demais ajudantes,
organização e conferência de todos os materiais ritualísticos, chegada e
apresentação dos Iaôs (Filhos) que farão o ritual e Santo e integração do
barco: Abertura, início com harmonização com a Banda da Esquerda (Gira e
oferendas); a Realização Cerimonial, que constitui a desvirada de Banda,
assepsia, renascimento e (Eledá) (invocação dessa força é feita para todos os
médiuns quando efetuam seus Assentamentos), as rezas e pontos sonoros, preparação dos
materiais das oferendas, cânticos e xirês; submissão, entrega das oferendas;
confirmação dos Guias nas oferendas; Confirmação da Camarinha pelo Guia Chefe
do Templo; Encerramento, Muzenza.
Doar-se, uma prova de
amor incondicional em todas as Camarinhas. Esta é uma parte que se repete em
todas as Camarinhas, mas pouco é vista e poço reconhecida. Por isso a estamos
ressaltando como parte integrante do Ritual. Mas, dentro dos fundamentos da
Umbanda, no capítulo amor fraterno, onde está a diferença entre Sambas,
Cambonos, auxiliares e Iaôs?
No simbolismo cristão, os
Padrinhos e Madrinhas são todas as pessoas que ajudam na execução do Ritual ou
seja, Sambas, Cambonos, alimentos, vigilância, decoração, corrente unida e
também os Padrinhos e Madrinhas escolhidos pelos médiuns. TODO esse grupo representam
os “Servos” da Casa do Grande do Pai que ao verem o Filho Pródigo ferido,
cansado, sofrendo e tentando voltar à Casa do Pai correm para socorrê-lo e ir
em busca do Pai avisá-lo de que seu filho perdido está tentando voltar. Cada
Camarinha, cada ritual, estes abnegados se juntam para ajudar. Jamais poderão
ser esquecidos por quem deles precisou um dia. Quem sabe um dia você também venha
ter o merecimento de ser um deles.
Significado dos materiais
usados na Camarinha: 1- A Toalha Branca é o alá, que é o símbolo da proteção da
corôa (cabeça) e do altar que ela representa para o espiritual e para o ser
humano. 2- A Vela, o Círio, a Luz, a evolução representada pela chama que
aponta sempre para o alto em direção ao céu. É o fogo sagrado, regenerador e
sutilizador. 3- A Quartinha representa o corpo material do médium, e tem a
finalidade de guardar em seu bojo (do mesmo modo como o corpo humano guarda os
órgãos vitais e o sangue) os axés sagrados (eró). 4- A Pedra é o receptáculo do
axé, da força, da energia espiritual. A pedra tem o poder de atrair as
vibrações externas vindas do Cosmo, principalmente aquelas energias com as
quais tem afinidades astrológicas e atômicas. As pedras servem pois de
fixadores dos axés. 05- A Água Doce simboliza o amor fraternal e o amor
imaterial, que harmonizam e adoçam a vida, representando o líquido mais
precioso desta vida que é o sangue humano. 06- A Reza é o contato com o Poder de
Deus. É o principal instrumento da magia, pois qualquer ato mágico depende
fundamentalmente das rezas ou do contato entre a mente e o Poder Onipresente de
Deus. O Fundamento do Borí só é dado ao médium durante o recolhimento em Roncó
(eró) Quartinha este devera estar preparado para deitada na palha por 3 dias e
com a mente livre de qual quer desapego pois a penitencia representa o carma e
o sofrimento para realização e chegar a prosperidade. 07- O Colar é o símbolo
do Poder, da Hierarquia e da obediência. 8- As oferendas a confirmação dos
Orixás com o médium quando ele em agradecimento se oferece a cada entidade a ele
escolhido para atuar no plano espiritual e material. 9- A raspagem representa a
entrega do corpo ao espirito santo limpo e desprendido de apegos de ego e
vaidade, pois Umbanda é Caridade, humildade e fraternidade a limpeza de
cruzamento deve ser feita com base de uma hora de ervas condicionado a cada
Orixá e acompanhado pelo responsável pela feitura o acompanhamento deve ser a
responsabilidade total dos Sacerdotes responsável pelas feituras quando é a
garantia que nada sairá errado e o equilíbrio será mantido. 10- As Oferenda
feita a esquerda representa a ligação do espirita com o mundo do conhecimento e
adivinhação que traz a premonição antecipada do tempo da terra e do Ar ato único
e exclusivo concedido as pombas giras Exus e Ciganos a feitura e
responsabilidade desta oferenda deve ser o maior empenho na qualidade da
oferenda para equilibrar sua linha da esquerda. 11- Por fim a saída da
camarinha devera ser já pelo novo Pai de Santo para sua nova vida espiritual
devendo ser dentro da gira e onde o mesmo desmontara que esta preparada para
essa nova jornada de sua vida.
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